bannerfb

Benfica foi o clube que mais contribuiu para o ranking de Portugal na Uefa, FC Porto em segundo

Sérgio Conceição afirmou na última sexta-feira que o FC Porto tem estado a fazer a sua parte para ajudar Portugal a subir no ranking da UEFA, o que é indiscutível, embora agora tenha a companhia do Benfica nesta luta. Nos últimos dois anos, os encarnados conseguiram muitos pontos e até ultrapassaram o seu rival no ranking do país das últimas 5 épocas, chegando a uma pontuação de 92.000 pontos, enquanto o FC Porto alcançou 85.000 pontos. No entanto, isso não foi suficiente para evitar que Portugal perdesse o 6º lugar para a Holanda e consequentemente, uma vaga na Liga dos Campeões.

É importante salientar que para a classificação do ranking do país, são considerados também os resultados das pré-eliminatórias, que não contam para o ranking dos clubes. Neste sentido, o Benfica teve uma prestação meritória nesta época, ao vencer os seus quatro jogos antes de entrar na fase de grupos.

Uma análise das últimas cinco temporadas permite concluir que Benfica e FC Porto deram o maior contributo para Portugal, com os dragões a serem mais penalizados por uma temporada menos positiva em 2019/20, quando foram eliminados na pré-eliminatória da Liga dos Campeões pelo Krasnodar e na Liga Europa não passaram dos dezasseis-avos-de-final, eliminados pelo Bayer Leverkusen. Esta foi uma exceção, num registo de regularidade europeia que se tornou marca do clube.

O Benfica, por sua vez, melhorou sobretudo na época passada e nesta, ao chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões em ambas as ocasiões. Na época de 2021/22, foi eliminado pelo Liverpool e agora está em disputa com o Inter de Milão pela passagem às meias-finais. Vencedor do seu grupo, que incluía equipas como o Paris Saint-Germain e a Juventus, os encarnados somam já 28.000 pontos no ranking da época (contabilizando as pré-eliminatórias), sendo a melhor equipa europeia nesse particular até à data. O Bayern Munique, que venceu oito jogos e perdeu apenas um, tem 26.000 pontos, enquanto o Real Madrid e o Manchester City têm 25.000 pontos. Na presente época, o FC Porto contribuiu com 18.000 pontos para o ranking do país.