Multa de Grimaldo contra o FC Porto foi anulada
O Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) revogou a multa de 1 200 euros que tinha sido aplicada a Grimaldo por criticar a arbitragem de Artur Soares Dias no clássico com o FC Porto em maio de 2021 (1-1). O defesa espanhol tinha escrito no Twitter “a mesma história de sempre… VERGONHOSO!!!” o que levou o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a puni-lo.
Após vários procedimentos legais, os juízes do TCAS, que emitiram a decisão, consideraram que a expressão utilizada por Grimaldo era vaga e descontextualizada e que o facto de ter sido escrita após o jogo fazia presumir que se referia a algo que ocorreu durante o mesmo, de acordo com as regras da experiência comum.
Os juízes acrescentaram que, mesmo que a expressão se referisse a falhas da arbitragem, não havia indícios de que qualquer árbitro ou representante da Liga Portugal e da FPF tivesse tido uma conduta intencional suscetível de colocar em causa a sua imparcialidade e idoneidade.
O documento que concedeu razão a Grimaldo reconheceu que, apesar de ter havido alguma rudeza ou falta de elegância na sua expressão, estas não têm relevância disciplinar e estão dentro dos limites da liberdade de crítica e de expressão, falando até em “linguagem do futebol”.