Juventus volta a ser castiga, desta vez com 10 pontos
A decisão tomada hoje, após a audiência no Tribunal Federal de Recurso, é final e não há mais possibilidade de recurso. A Juventus de Turim foi penalizada com a subtração de dez pontos na classificação da Serie A desta temporada, devido ao caso da “Operação Prisma” e das contas alegadamente fraudulentas. Esta penalização é um ponto a menos do que o Procurador do Ministério Público, Giuseppe Chinè, havia solicitado anteriormente (11 pontos de penalização). Além disso, sete antigos dirigentes executivos da Juventus, incluindo Pavel Nedved, foram absolvidos.
Esta penalização é mais branda e substancialmente diferente daquela decretada pelos juízes do mesmo tribunal em 20 de janeiro, quando inicialmente subtraíram 15 pontos à Juventus, que foram posteriormente devolvidos em abril, pouco antes do jogo contra o Sporting na segunda mão dos quartos de final da Liga Europa (1-1).
Com esta penalização, a equipe de Massimiliano Allegri, que joga contra o Empoli nesta noite de segunda-feira pela 36ª rodada da Serie A, cai do segundo lugar, com os 69 pontos que tinha, para a sétima posição, ultrapassada pelo já virtual campeão e líder, o Nápoles, que possui 86 pontos.
A Lazio de Roma sobe para o segundo lugar, com 68 pontos, o Inter de Milão agora ocupa o terceiro lugar, com 66 pontos, e o AC Milan (campeão da temporada 2021/22) passa para o quarto lugar, com 64 pontos. Vale lembrar que apenas os quatro primeiros colocados têm acesso à Liga dos Campeões na temporada 2023/24.
Na disputa por uma vaga na principal competição da UEFA, está também a Atalanta de Bergamo, agora em quinto lugar, com 61 pontos, e a Roma, comandada por José Mourinho e com Rui Patrício, que, após o empate (2-2) desta tarde contra a Salernitana, orientada por Paulo Sousa, no Estádio Olímpico de Roma (36ª rodada), soma 60 pontos.
A Juventus, agora em sétimo lugar, com 59 pontos, está um ponto atrás da Roma. Matematicamente, ainda há possibilidade de alcançar a Liga dos Campeões, porém, após essa penalização aplicada hoje, isso é praticamente um milagre, dada a improvável combinação de resultados necessária nas duas rodadas restantes.