Jogadores franceses revoltados com morte de jovem de 17 anos às mãos da polícia
A tragédia da morte de um jovem de 17 anos em Nanterre, perto de Paris, causou choque entre os franceses e alguns membros da seleção nacional, que expressaram a sua indignação nas redes sociais. Naël foi abordado por dois policiais num controle, e um deles disparou um tiro fatal na cabeça do jovem.
Inicialmente, um relatório indicava que o policial teria reagido porque Naël teria tentado atropelá-lo. No entanto, imagens mostram que o policial disparou a uma curta distância e o veículo seguiu em frente sem representar perigo para os agentes, colidindo com um poste.
O policial foi detido e acusado de homicídio involuntário. Durante a noite, ocorreram distúrbios em Nanterre como consequência do incidente. Várias personalidades, incluindo muitos jogadores de futebol, expressaram indignação diante do ocorrido.
“Sinto-me mal pela minha França. Uma situação inaceitável. Todos os meus pensamentos vão para a família do Naël, um anjo que partiu demasiado cedo”, escreveu Kylian Mbappé no Twitter.
“Um jovem de 17 anos foi abatido por um polícia por se recusar a obedecer durante um controlo. Esta é a realidade e é dramática. Como se não bastasse este novo erro policial, os canais de notícias continuam a fazer um grande alarido. Cenários desligados da realidade, ‘jornalistas’ que colocam ‘questões’ com o único intuito de distorcer a realidade, de criminalizar a vítima e encontrar circunstâncias atenuantes onde não há nenhuma. Um método antigo, para mascarar o verdadeiro problema. E se desligássemos um pouco a televisão para nos informarmos?”, escreveu, Jules Koundé, defesa francês do Barcelona.
Mike Maignan, guarda-redes do Milan, também reagiu. Partilhou a mensagem de Koundé e ainda disse: “Uma bala na cabeça… São sempre os mesmos que estão no lado errado e que conduzem à morte. Pobre Naël, pobre mãe.”
🇫🇷☠🚨França. Um jovem de 17 anos foi morto a tiros por um policial esta manhã em Nanterre após se recusar a obedecer. pic.twitter.com/N5JPuz6j11
— Alexandre🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@Alexand59517985) June 28, 2023
J’ai mal à ma France. 💙🤍💔💔💔
Une situation inacceptable.
Tout mes pensées vont pour la famille et les proches de Naël, ce petit ange parti beaucoup trop tôt.— Kylian Mbappé (@KMbappe) June 28, 2023
Un jeune homme de 17 ans abattu à bout portant par un policier pour un refus d’obtempérer lors d’un contrôle. Telle est la réalité de la situation et elle est dramatique.
Comme si cette nouvelle bavure policière ne suffisait pas les chaînes d'information en continu en font leurs…
— Jules Kounde (@jkeey4) June 27, 2023
Une balle dans la tête…C'est toujours pour les mêmes qu'être en tort conduit à la mort. Pour Naël, pour sa maman 🕊️☝🏾 https://t.co/pnyWerSDFv
— Magic Mike Maignan (@mmseize) June 28, 2023