Árbitro italiano meteu-se com Mourinho e acabou despromovido “mijam-te em cima”
O árbitro italiano Marco Serra, de 40 anos, que se envolveu numa intensa discussão com o treinador português José Mourinho durante o jogo Cremonese-Roma, realizado no Estádio Giovanni Zini, em Cremona, no dia 28 de fevereiro deste ano, referente à 24ª jornada da Serie A italiana 2022/23, foi despromovido para a segunda categoria.
As imagens do árbitro de Turim a discutir com Mourinho ficaram famosas. O caso foi levado ao Tribunal Federal Nacional, presidido pelo juiz Roberto Proietti, que arquivou o processo em 11 de maio.
Segundo a La Gazzetta dello Sport, quatro meses após o incidente, o árbitro e mais cinco foram despromovidos para o escalão seguinte: Gianpiero Miele, Francesco Meraviglia, Matteo Gariglio, Daniele Paterna e Giacomo Camplone. Além disso, Massimiliano Irrati e Paolo Valeri deixaram a arbitragem por vontade própria, mudando para a carreira de VAR a partir da temporada 2023/24.
Além do incidente com Mourinho, a não validação de um golo de Messias no jogo Milan-Spezia foi outro caso polêmico que causou controvérsia durante a última temporada na Itália.
O jornal desportivo de Milão relata que Marco Serra e os outros árbitros foram despromovidos “com base em critérios técnicos e avaliação desfavorável”, e não pelos dois casos mais mediáticos da temporada passada.
Embora as decisões da Comissão de Arbitragem da FIGC ainda não sejam oficiais, o jornal italiano já avançou os nomes dos cinco árbitros promovidos para a principal categoria na Itália em 2023/24: Giuseppe Collu, Paride Tremolada, Davide Di Marco, Kevin Bonacinna e Marco Monaldi.