Antigo capitão do Sporting detido pela segunda vez e pelo mesmo motivo
Pela segunda vez e pelo mesmo motivo de não pagar a pensão de alimentos em dia, Anderson Polga, ex-capitão de equipa do Sporting e defesa-central, com 44 anos de idade, foi detido em Porto Alegre, Brasil. O jogador ficou conhecido como o ‘defesa do penta’ pela sua contribuição para a seleção brasileira ganhar o Mundial da Coreia do Sul/Japão-2002.
A detenção ocorreu durante uma partida de ‘velhas glórias’ do Grêmio, na Arena Grêmio, onde Polga estava jogando. Ele foi levado à 9.ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, no bairro IAPI, e posteriormente encaminhado à Penitenciária Estadual de Canoas, cumprindo o mandado de prisão emitido pela 5.ª Vara do Tribunal de Família de Porto Alegre. A dívida que levou à sua detenção é de 330 mil reais (aproximadamente €62.976).
Em 2022, Polga já havia sido preso pelo mesmo motivo, mas sua defesa conseguiu a liberdade por meio de um ‘habeas corpus’ concedido pelo tribunal.
Durante a sua carreira, Polga conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira pelo Sporting, além do título mundial de clubes da FIFA pelo Corinthians em 2012. Também ganhou 1 Taça do Brasil e dois Campeonatos Estaduais do Rio Grande do Sul pelo Grêmio.