FC Porto quer renovar com Taremi e já tem um plano para o fazer
Mehdi Taremi está na última temporada de contrato com o FC Porto, o que significa que até junho de 2024 todas as possibilidades de carreira estão em aberto para o avançado iraniano. O clube português vai aguardar até ao dia 1 de setembro, após o período de intensa atividade no mercado de transferências nos principais campeonatos europeus, para tomar uma decisão sobre o jogador.
Até essa data, qualquer clube que deposite um cheque de 60 milhões de euros na conta do FC Porto poderá levar o jogador imediatamente, desde que ele concorde com a transferência e a cláusula de rescisão seja cumprida.
Embora o FC Porto esteja disposto a negociar esse valor, a vontade do presidente Pinto da Costa e do treinador Sérgio Conceição é evitar a saída do melhor marcador da última edição da Liga Portuguesa. Apenas uma oferta que traga uma verdadeira mais-valia financeira ao clube, considerando a perda desportiva, poderá fazer o presidente do clube repensar a decisão.
O mês de setembro trará uma calmaria ao mercado de futebol, momento em que Taremi será convocado novamente para conversar com os responsáveis do clube. Os dirigentes do FC Porto sabem que o atacante persa deseja mudar para um campeonato mais mediático e para um clube de maior destaque nas “Big 5”. No entanto, à medida que o tempo passa e Taremi se aproxima dos 32 anos em julho de 2024, a sua aspiração pode se tornar mais difícil de ser realizada, o que afastará potenciais interessados.
Em junho de 2024, se deixar o FC Porto como agente livre, Taremi certamente terá muitos pretendentes. Porém, o desafio será encontrar um clube que se enquadre no restrito grupo de clubes de elite que o iraniano almeja para a sua carreira. Nesse contexto, Pinto da Costa busca convencer o avançado a permanecer no FC Porto, desde que o clube assegure a participação na prestigiosa Liga dos Campeões, um cenário ideal para o talento de Taremi brilhar.