Oficial: Juventus de fora das competições europeias na próxima temporada
A UEFA emitiu um comunicado oficial nesta sexta-feira, onde informa que a Juventus foi excluída das competições europeias em 2023/24. O clube de Turim tinha solicitado essa exclusão às autoridades europeias.
O motivo para a exclusão foi a violação do fair-play financeiro pela Vecchia Signora nos últimos anos. O Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA também decidiu impor uma multa de 20 milhões de euros à Juventus devido a essas irregularidades financeiras.
No entanto, metade desse valor (10 milhões de euros) está suspenso. Essa parte da multa só será aplicada se o orçamento da Juventus para os anos de 2023, 2024 e 2025 não cumprir os requisitos do fair-play financeiro da UEFA.
A Fiorentina acaba por ser beneficiada com essa decisão. A Juventus terminou o campeonato em 7º lugar, o último lugar de acesso às competições europeias, apenas um ponto à frente da Fiorentina. Com a suspensão de um ano, o clube da cidade de Florença ocupará a vaga deixada pela Vecchia Signora.
Em um comunicado oficial, a Juventus afirmou que “aceita esta decisão e renuncia ao seu direito de recurso”, mesmo não concordando com a decisão.