Árbitros reuniram-se com clubes, eis o que vai mudar esta temporada
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol reuniu-se esta quarta-feira na Cidade do Futebol com representantes de todos os clubes da Liga Betclic, a fim de partilhar as instruções dadas aos árbitros para a nova temporada.
A principal alteração diz respeito ao cartão amarelo mostrado em lances de mão na bola durante um remate à baliza: se for um lance em que claramente não há possibilidade de golo, o cartão amarelo não será mostrado.
Uma das indicações mais importantes refere-se ao comportamento dos elementos nos bancos de suplentes; agora, não haverá mais aviso para quem está no banco, passando-se diretamente para a exibição do cartão amarelo.
O comportamento dos jogadores em campo e as suas atitudes relativamente aos árbitros ou adversários continuará a ser alvo de atenção, assim como o aumento da compensação por tempo perdido durante os jogos. A assistência a jogadores ou conflitos em campo (entre outras situações) terá minutos adicionados, assim como as paragens para substituições, que valem 45 segundos, e os festejos após os golos, que valem um minuto.
Quanto ao VAR, foi explicado que o principal objetivo da divulgação das comunicações será pedagógico, e a partilha será interrompida quando esse objetivo não estiver a ser cumprido.