Sporting vai ter castigo pesado da UEFA após uso da pirotécnia por parte dos adeptos
A vitória do Sporting no início da Liga Europa, obtida na quinta-feira passada contra o Sturm Graz (1-2) na Áustria, foi marcada pelo uso de artefactos pirotécnicos pelos seus adeptos, algo que pode originar uma penalização severa.
Embora essa não seja a primeira vez que os adeptos do Sporting utilizam pirotecnia em competições europeias, desta vez há uma maior probabilidade de o Sporting ser impedido de vender bilhetes para o jogo contra o Rákow, na Polónia, na terceira jornada da fase de grupos da prova, conforme relatado pelo jornal Record.
A UEFA já impôs uma multa de 50 mil euros e a proibição de venda de bilhetes para deslocações fora de portas após um jogo com o Midtjylland na temporada passada, no qual o uso de pirotecnia resultou em ferimentos a um bombeiro e a uma criança. No entanto, essa penalização foi posteriormente suspensa.
Desta vez, com os relatórios do jogo da última quinta-feira sob análise pela UEFA, o Sporting provavelmente não escapará à penalização anteriormente notificada, e esta penalização pode ser agravada com base em incidentes passados.
Apesar disso, a direção do Sporting acredita que o fato de as tochas não terem sido arremessadas para dentro do campo – ao contrário do que ocorreu na Dinamarca – e o uso de pirotecnia pelos adeptos do Sturm Graz podem ser argumentos a seu favor.