Ucrânia tomou decisão radical após a UEFA ter anunciado a inclusão de equipas russas
A Ucrânia anunciou hoje que vai boicotar competições europeias que envolvam a participação de equipas russas, um dia após a UEFA ter relaxado as sanções impostas à Rússia.
A Federação Ucraniana de Futebol tomou essa decisão em resposta à notícia de que a UEFA permitirá a participação de equipas russas com jogadores menores de 17 anos nas competições europeias nesta temporada, mantendo a suspensão das restantes equipas, sejam de clubes ou seleções, devido ao conflito na Ucrânia.
“Não participaremos em nenhuma competição em que estejam presentes equipas russas”, disse a federação ucraniana.
A Federação Ucraniana de Futebol fez um apelo a outros para que também boicotem jogos que incluam equipas russas, caso estas sejam reintegradas. A UEFA justificou a sua decisão de reintegrar equipas russas com jogadores menores de 17 anos nas competições europeias, alegando a necessidade de não penalizar as crianças por ações que são da responsabilidade exclusiva dos adultos.
“O Comité Executivo da UEFA decidiu que as equipas russas de jogadores menores serão readmitidas nas suas competições no decurso da presente época. A este respeito, o Comité Executivo solicitou à administração da UEFA que propusesse uma solução técnica que permitisse a reintegração das equipas russas de sub-17 (tanto femininas como masculinas), mesmo quando os sorteios já tivessem sido realizados”, disse a UEFA.