Dérbi contra o Benfica pode custar mais de 1,5M€ ao Sporting
O Sporting pode ter despesas adicionais no dia do dérbi com o Benfica. Ousmane Diomande, defesa central de 19 anos, contratado em janeiro ao Midtjylland, clube dinamarquês que emprestava o jogador ao Mafra.
O Sporting pagou 7,5 milhões de euros pela transferência, com a possibilidade de bónus adicionais de até 5 milhões de euros. Estes bónus são acionados a cada conjunto de 30 jogos em que Diomande atue pelo menos 45 minutos em campo, até um máximo de 90 jogos. Quando Diomande atingir os primeiros 30 jogos, o Sporting terá que pagar 1,66 milhões de euros, o que representa um terço dos 5 milhões de euros em bónus.
O jogador da Costa do Marfim já disputou 23 jogos em que cumpriu os requisitos de tempo em campo, faltando sete para atingir os primeiros 30 e também faltam sete jogos para o dérbi.
Se o valor máximo será alcançado ou não é incerto, pois o excelente desempenho do central atrai a atenção de clubes, principalmente da Inglaterra, que podem levá-lo de Alvalade antes de cumprir todos os objetivos. No entanto, é certo que a primeira parcela de 1,66 milhões de euros será alcançada no jogo contra o Benfica, que ocorre em 12 de novembro, no Estádio da Luz, às 20h30, desde que Diomande seja opção em todos os jogos até ao dérbi.
Diomande já jogou um total de 27 partidas pelo Sporting, sendo 17 na temporada anterior e 10 na temporada 2023/2024. No entanto, em quatro jogos, ele não esteve em campo por pelo menos 45 minutos, o que é necessário para cumprir os objetivos, como na última jornada do campeonato em que foi expulso aos 42 minutos.
O excelente desempenho de Diomande não apenas faz com que o Sporting pague os bónus previstos no acordo, mas também leva a administração do clube a considerar a renovação do contrato do defesa.