O caso insólito da seleção que precisa de perder para ir ao Euro 2024
O Irish Mirror considera uma “peculiaridade bizarra nas regras da UEFA” o facto de a Irlanda, para se qualificar para o Euro-2024, ter mais vantagem em perder o jogo do próximo mês (18 de novembro) contra os Países Baixos, em Amesterdão, no Grupo B. Neste grupo, a França já se qualificou (com 18 pontos em 6 jogos), enquanto os Países Baixos (2º, 12 pontos em 6 jogos) e a Grécia (3ª, 12 pontos em 7 jogos) lutam pelo segundo lugar que também garante apuramento direto. A Irlanda está mais atrás, com 6 pontos em 7 jogos, sem hipótese de apuramento direto, mas ainda com esperanças no “play-off”, no qual 12 equipas competirão por três vagas em março do próximo ano.
O motivo de tal estratégia deve-se ao facto de as 12 equipas que disputarão o “play-off” serem selecionadas com base nos resultados da última edição da Liga das Nações. As equipas com os melhores rankings nas Ligas A, B e C (quatro de cada liga) têm uma segunda oportunidade se não se qualificarem diretamente.
De acordo com as regras da UEFA, se menos de quatro equipas de uma liga entrarem nos play-offs, a primeira vaga disponível é atribuída ao vencedor do grupo melhor classificado da Liga D, que é a Estónia. As vagas restantes são atribuídas às equipas mais bem classificadas que ainda não se qualificaram.
A Irlanda ocupa o 26º lugar no ranking e avançaria para os play-offs se apenas quatro equipas acima dela na Liga B não se qualificarem automaticamente. No entanto, para isso acontecer, é essencial que os Países Baixos terminem à frente da Grécia, e é vantajoso para a Irlanda perder contra os Países Baixos, uma vez que, ao contrário da Grécia, a Irlanda tem um ranking superior e poderia roubar um lugar no “play-off”.