Polícias foram despedidos por detenção de atleta do Benfica
Os agentes de polícia londrinos Jonathan Clapham e Sam Franks foram despedidos das suas funções, nesta quarta-feira, após terem sido considerados culpados de comportamento prejudicial por um painel disciplinar num caso que remonta a 2020 e envolveu o atleta português Ricardo dos Santos e a britânica Bianca Williams.
No dia 4 de julho de 2020, o casal de atletas foi detido em Londres pelos referidos polícias após alegadamente terem detetado um cheiro a canábis proveniente dos atletas. O português, especialista nos 400 metros, e a velocista britânica foram detidos enquanto viajavam de carro com o seu bebé de três meses, tendo sido algemados e sujeitos a uma revista policial, que não encontrou nada de irregular.
O casal alegou ter sido alvo de discriminação racial e de ação policial devido à cor da sua pele, o que foi confirmado pela comissão disciplinar encarregada de investigar o caso, a qual concluiu que os polícias envolvidos tinham mentido nas acusações feitas ao casal. Dos cinco agentes envolvidos na detenção, três foram inocentados.