Clube da Premier League vai perder 12 pontos por ter ido contra regulamento
Em Inglaterra, é dado como certo que o Everton será penalizado com a perda de 12 pontos por alegadamente violar as regras do Fair Play Financeiro. Se esta informação for confirmada, os “toffees” cairiam para a última posição no campeonato.
Após 12 jogos disputados, o Everton encontra-se na 14ª posição, com 14 pontos. Se os 12 pontos forem deduzidos, o clube ficará apenas com dois pontos, ocupando o último lugar na tabela. Atualmente, essa posição é ocupada pelo Burnley, com quatro pontos, enquanto o Sheffield United (5) e o Luton (6) completam os lugares de despromoção.
Segundo o jornalista desportivo Steve Brown, a comissão independente responsável pela investigação do caso já chegou a um veredito, que deverá ser anunciado ainda esta semana pela Premier League.
Em março passado, a Premier League encaminhou o Everton para uma comissão independente, alegando violações das regras do Fair Play Financeiro na época anterior. De acordo com essas regras, os clubes podem registar uma perda máxima de 105 milhões de libras (119 milhões de euros) ao longo de três anos, embora a pandemia de Covid-19 tenha tornado as regras mais flexíveis.
O Everton apresentou uma perda total de quase 372 milhões de libras nas últimas três épocas, triplicando o montante permitido. No entanto, o clube de Liverpool atribuiu pelo menos 170 milhões de libras ao impacto da pandemia. Esta sanção, se confirmada, será inédita na história da Premier League desde a sua criação em 1992.