Nova regra da UEFA mete em risco a presença do Benfica e do FC Porto na Liga dos Campeões
O novo regulamento financeiro da UEFA para a entrada na Liga dos Campeões só será aplicado a partir da temporada 2025/26. No entanto, se fosse implementado nesta temporada, um terço dos clubes seriam eliminados, de acordo com as análises do jornal espanhol El Economista.
Este regulamento estabelece que os clubes não podem gastar mais de 70% das suas receitas em salários, transferências e comissões a agentes. Atualmente, dez dos clubes participantes na competição não cumprem esta regra, incluindo o Benfica.
Além do Benfica, clubes como Real Sociedad, Manchester City, Manchester United, Newcastle, Lazio, Napoli, Paris Saint-Germain, Lens e Copenhaga seriam imediatamente impedidos de participar na maior competição europeia de clubes.
O FC Porto, por outro lado, cumpriria a regra, embora de forma rigorosa. Atualmente, o clube gasta 88 milhões de euros com o plantel comandado por Sérgio Conceição, enquanto as suas receitas permitiriam gastar até 99,7 milhões de euros.
Quanto ao Sporting de Braga, não deveria ter grandes problemas em receber uma avaliação positiva por parte da entidade que governa o futebol europeu, dadas as contas positivas que tem apresentado.