Presidente da FIFA já reagiu à agressão ao árbitro na Turquia “têm de estar seguros”
O presidente da FIFA condenou veementemente a agressão a um árbitro de futebol pelo presidente do clube turco Ankaragücü, classificando-a como “totalmente inaceitável”. Este incidente resultou na suspensão por tempo indefinido dos principais campeonatos de futebol do país.
“Estes comportamentos não podem ter lugar no futebol. Árbitros, jogadores, adeptos e funcionários têm de estar seguros para desfrutarem do jogo. Apelo às autoridades competentes que garantam que a segurança é implementada e respeitada a todos os níveis”, disse.
A Federação Turca de Futebol tomou a decisão de suspender “indefinidamente” a principal Liga do país e os restantes campeonatos, em resposta à agressão ao árbitro internacional Halil Umut Meler pelo presidente e pessoas associadas ao Ankaragücü. Este clube conta com a participação do jogador português Pedrinho.
A medida foi tomada logo após o empate com o Rizespor (1-1), quando o presidente do Ankaragücü, Faruk Koca, invadiu o campo e agrediu fisicamente o árbitro Umut Meler. O incidente continuou com outros membros do clube pontapeando o árbitro caído na cara e na cabeça.
Enquanto o árbitro estava no chão, jogadores, árbitros assistentes e treinadores rapidamente formaram um círculo de segurança para impedir mais agressões. Umut Meler, de 37 anos, foi levado para o hospital para receber assistência médica e permaneceu na unidade durante a noite devido à possibilidade de lesões internas, tanto no cérebro quanto na região abdominal.
O presidente do Ankaragücü afirmou, em declarações a um órgão de comunicação turco, que não se recorda do incidente. Por outro lado, o presidente da Turquia condenou o ataque a Halil Umut Meler através das redes sociais e prometeu uma abordagem rigorosa no combate à violência no desporto.
Presidente do clube deu um soco na cara do árbitro e depois ainda chegaram pra chutar a cabeça do cara. Que coisa absurda. pic.twitter.com/OfJZPV7ZDA
— João Pedro Fragoso (@jotapfragoso) December 11, 2023