Afinal Cristiano Ronaldo não foi o futebolista com mais golos em 2023
Cristiano Ronaldo, craque da Seleção Nacional e do Al Nassr e Temwa Chawing, do Wuhan na China, foram confirmados como os principais goleadores do ano de 2023.
A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) oficializou esses feitos, destacando a competição acirrada no caso de Ronaldo e a liderança já previamente anunciada no caso de Chawing, que terminou com uma vantagem de 24 golos sobre a segunda colocada.
Aos 38 anos, Cristiano Ronaldo marcou 54 golos, superando por dois Kylian Mbappé, do Paris Saint Germain, e Harry Kane, do Bayern Munique, que encerraram as suas temporadas mais cedo. Erling Haaland liderava inicialmente, mas uma lesão o afastou dos últimos sete jogos, terminando em quarto lugar.
Dos 54 golos de Ronaldo, 44 foram pelo seu clube e 10 pela seleção de Portugal. Este é o segundo prémio de melhor marcador do mundo conquistado por jogadores do Al Nassr nos últimos anos, após Abderrazak Hamdallah em 2019 com 57 golos.
Temwa Chawinga marcou 51 golos pelo seu clube na China e 12 pela seleção do Malawi, totalizando 63 golos, uma clara vantagem sobre a mexicana Verónica Corral, do Pachuca, com 39 golos, e a compatriota Kiana Palácios, com 38.