Instaurado processo disciplinar a Francisco J Marques, eis o motivo
O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, está a enfrentar um processo disciplinar instaurado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Este procedimento foi iniciado após uma queixa apresentada pelo Conselho de Arbitragem.
As críticas de Francisco J. Marques à arbitragem na I Liga, proferidas no início de dezembro no Porto Canal, pouco antes do Clássico com o Sporting em Alvalade, foram o ponto de partida para esta ação disciplinar. O dirigente portista “respondeu” a Varandas, afirmando: “O que preocupa o Frederico Varandas é o facto de o FC Porto ter os mesmos pontos [comparativamente ao Sporting]. Aquelas declarações foram feitas para coagir os árbitros que venham a ser designados para o Clássico”, levantando posteriormente suspeitas sobre lances de jogos do Sporting.
Comunicado do Conselho de Disciplina na íntegra:
“Instauração de processo disciplinar a Francisco J. Marques, por deliberação da Secção Profissional, de 27 de dezembro de 2023, tendo por objeto declarações proferidas na comunicação social, na sequência de participação apresentada pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
O processo foi enviado, dia 29 de dezembro de 2023, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução.”