Árbitro Hélder Malheiro ameaçou Francisco Conceição
Numa recente entrevista ao jornal desportivo O Jogo, Vítor Baía expressou a sua indignação com aquilo que considera ser a arrogância dos árbitros em relação aos jogadores do FC Porto. Essa denúncia levou Sérgio Conceição a sugerir a divulgação dos áudios das conversas entre os árbitros e os jogadores.
De acordo com informações do jornal Record, Sérgio Conceição referiu um episódio específico que o levou a fazer essa sugestão. Era relacionado com um incidente entre o seu filho Francisco e o árbitro Hélder Malheiro, durante o jogo Estoril-FC Porto, da fase de grupos da Taça da Liga, onde o árbitro teria empurrado o extremo. Uma fonte mencionou que, nesse momento, Hélder Malheiro terá ameaçado Francisco Conceição, dizendo: “Estás marcado, vou-te f****, vou-te f****.”
Este episódio contribuiu para que a nomeação de Hélder Malheiro para o jogo FC Porto-SC Braga fosse encarada como uma provocação pelos responsáveis do clube azul e branco. É importante destacar que este não foi o único incidente invulgar que os dragões enfrentaram com um árbitro, já que Vítor Baía também denunciou um acontecimento no jogo contra o Boavista, com o árbitro Manuel Oliveira.