UEFA esclareceu jogos do Benfica e Sporting e deu prioridade aos encarnados
Sporting e Benfica já têm conhecimento dos adversários para os oitavos-de-final e sabem que, disputarão o primeiro jogo nos seus próprios estádios, após terem chegado a esta fase através dos playoffs. Isso cria um problema por si só.
A UEFA esclareceu hoje que os dois rivais de Lisboa não poderão jogar no mesmo dia, de acordo com os regulamentos, que visam evitar partidas simultâneas na mesma cidade. Portanto, será o Sporting a ter que ceder e jogar na terça-feira, dia 5 de março. A prioridade dada ao Benfica deve-se ao fato de ter conquistado o título nacional na época passada.
A entidade que governa o futebol europeu sugeriu o dia 5 de março como a melhor alternativa para o Sporting, às 17h45, de forma a não interferir com os jogos da Liga dos Campeões, que começam às 20 horas.
No entanto, esta situação causa um problema no calendário do Sporting, já que no fim de semana antes da eliminatória, a equipa tem um jogo em casa contra o Farense, que terá de ser marcado para os dias 2 ou 3 de março (ainda sem data oficial). Isso ocorre porque o primeiro jogo das meias-finais da Taça, contra o Benfica, já está marcado para o dia 29 de fevereiro.
Existe a remota possibilidade de adiar o jogo europeu de terça-feira para quarta-feira, dia 6, mas isso exigiria aprovação da UEFA e das autoridades de segurança, devido aos problemas logísticos associados à realização de jogos europeus em dias consecutivos na mesma cidade. Portanto, é mais provável que, se não houver alterações, o Sporting tenha que adiar o jogo contra o Farense, além do jogo contra o Famalicão, que também já foi adiado devido à falta de policiamento.