Deco já escolheu o próximo treinador do Barcelona
Deco, antigo jogador da seleção portuguesa e atual diretor-desportivo do Barcelona, já terá feito a sua escolha para substituir Xavi Hernández na próxima época. De acordo com o jornal espanhol AS, Deco tem a responsabilidade inicial de sugerir nomes, mas a decisão final caberá ao presidente Joan Laporta, como é habitual em todas as áreas do clube.
Após avaliar vários perfis e conversar com diversos treinadores, Deco já tem um favorito: Luis Enrique, atual treinador do PSG e antigo técnico do Barcelona. Laporta apoia a escolha de Deco, mas há ainda muitos obstáculos a superar antes do negócio se concretizar, conforme relatado pelo jornal.
Em primeiro lugar, Enrique tem contrato com o clube francês até 30 de junho de 2025, o que torna difícil para o Barcelona negociar a sua contratação. Além disso, há considerações históricas a serem feitas. Luis Enrique tem familiaridade com as categorias jovens do Barcelona e as instalações do clube. No entanto, é importante lembrar que o próprio treinador decidiu encerrar a sua bem-sucedida carreira no Barcelona, cansado da pressão mediática, optando por um ano sabático.
Além de Luis Enrique, Laporta também está interessado em treinadores alemães como Hansi Flick, Julian Nagelsmann e até Thomas Tuchel. Outra opção que surge é Roberto De Zerbi, treinador em ascensão do Brighton.