Futebol espanhol vai mudar após lance polémico em jogo do Real Madrid
Uma decisão tomada por Jesus Gil Manzano, em 2 de março, durante o jogo entre Valencia e Real Madrid, causou uma onda de contestação em Espanha. No último lance da partida, o Real Madrid fez um canto curto, lançando um cruzamento para a grande área. Nesse momento, Jude Bellingham apareceu, mais alto que todos, e cabeceou para dentro da baliza.
Contudo, o árbitro espanhol apitou durante o cruzamento, invalidando o golo. Essa decisão gerou críticas em todos os níveis e agora inspirou uma mudança nas regras de arbitragem em Espanha.
De acordo com o jornal Marca, o Comité Técnico de Árbitros decidiu acabar com a prática de avisar sobre qual será o último lance da partida, tal como Manzano havia feito. Foi recomendado que isso deixe de acontecer, pois determinar o início e o fim de um lance é bastante subjetivo e pode gerar dúvidas.
Essa decisão controversa teve também consequências para o árbitro em questão, uma vez que ele foi “descansado”, como relata o jornal espanhol. Foi-lhe concedido um período de duas semanas sem arbitrar, desde o incidente.