Manuel Serrão principal suspeito por fraude de 40 milhões de euros
Manuel Serrão, empresário reconhecido como comentador televisivo ligado ao FC Porto e atualmente na estação do Correio da Manhã, é o principal alvo de uma operação da Polícia Judiciária nesta terça-feira. As acusações incluem fraude na obtenção de subsídios da União Europeia, fraude fiscal e branqueamento de capitais, segundo informações da TVI e da CNN Portugal. As suspeitas giram em torno de um esquema na indústria têxtil que teria gerado ilegalmente cerca de 40 milhões de euros através de candidaturas a fundos com despesas fictícias e inflacionadas.
Manuel Serrão, juntamente com outros próximos a ele, está sendo alvo de dezenas de buscas realizadas por centenas de inspetores e magistrados do Ministério Público do DCIAP e juízes. Essas buscas estão ocorrendo em residências, associações e empresas.
Serrão é responsável pela Associação Seletiva Moda, que tem autoridade para aprovar projetos de empresas financiados pela União Europeia, visando promover a indústria têxtil e de vestuário nacional e internacionalmente, através de projetos relacionados com grandes feiras. Os financiamentos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), por exemplo, são direcionados para apoiar as empresas do setor, através dessa associação.
Há suspeitas de que, com a participação de Manuel Serrão, foram criadas várias empresas, algumas fictícias, para falsificar e inflacionar despesas de milhões de euros em eventos.