Movimento “Servir o Benfica” pede esclarecimentos a Rui Costa após polémica com adeptos
O movimento “Servir o Benfica”, pediu esclarecimentos a Rui Costa, presidente do Benfica, após vir a público que houve duas pessoas, convidadas por João Malheiro, para a apresentação do seu livro, “A Cartilha da Benficofobia”, que não puderam entrar por impedimento de membros ligados ao clube.
Comunicado na íntegra:
“Pedido urgente de esclarecimento
“Exmo. Sr. Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa,
No dia 16 de Abril, na tertúlia “Benfica Sempre pela Liberdade”, iniciativa organizada pelo Clube para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, foi apresentado o livro ‘A Cartilha da Benficofobia’, escrito pelo consócio João Malheiro, sendo o prefácio da sua autoria.
De acordo com informação pública, dois associados, convidados pelo autor do livro para estar presentes nesta tertúlia, não foram autorizados a fazê-lo pelos serviços do Sport Lisboa e Benfica, o que não só é uma afronta aos valores do pluralismo que reconhecidamente marcaram a história gloriosa do Sport Lisboa e Benfica, como uma grave contradição ao espírito da própria iniciativa.
Na qualidade de sócios do Sport Lisboa e Benfica, foi com perplexidade, consternação e indignação que tomámos conhecimento deste facto. Assim, solicitamos a V. Exa. um esclarecimento urgente sobre os seguintes pontos:
1) Qual o motivo para o impedimento da presença destes associados?
2) Quem foi o responsável por esta decisão que conspurca a história de pluralismo do clube? A Direção? A Mesa da Assembleia Geral? O Conselho Fiscal? O Departamento de sócios? O Gabinete da Presidência? Um outro funcionário do clube?
A conquista da liberdade em Portugal foi feita há 50 anos, mas essa liberdade já existia no Sport Lisboa e Benfica desde a sua fundação, pelo que é inaceitável qualquer recuo ou tentativa de limitação dos direitos dos sócios por parte de qualquer Órgão Social ou funcionário do Sport Lisboa e Benfica. As últimas duas décadas já foram suficientemente vergonhosas no que à democracia no Clube diz respeito e não podemos permitir um novo retrocesso. Solicitamos rápidos e urgentes esclarecimentos de V.Exa. e, confirmando-se a veracidade dos factos, o afastamento imediato do responsável ou responsáveis por esta decisão. Quem não conhece a história do Clube não é digno de o representar, seja na qualidade de dirigente, atleta ou funcionário.
Viva o Sport Lisboa e Benfica!
Servir o Benfica”
Pedido urgente de esclarecimento pic.twitter.com/pQ7XhZIn8K
— Servir o Benfica (@ServirOBenfica) April 17, 2024