Antigos jogadores processaram o futebol britânico devido a lesões cerebrais
Ex-jogadores processam federações de futebol inglesa e galesa, Liga de Inglaterra e IFAB por negligência em lesões cerebrais
Um grupo de ex-jogadores de futebol está a intentar processos legais contra várias entidades do futebol britânico, incluindo as federações inglesa e galesa de futebol, a Liga de Futebol de Inglaterra, responsável pelas divisões segunda a quarta, e o International Board (IFAB), entidade responsável pelos regulamentos.
Estas ações legais têm por base alegações de negligência das regras do futebol no que diz respeito a lesões cerebrais resultantes de cabeçadas na bola. Um dos casos mais recentes é o de Joe Kinnear.
Kinnear, antigo jogador do Tottenham e treinador de equipas como o Newcastle e o Nottingham Forest, faleceu no início de abril, aos 77 anos, vítima de demência vascular, diagnosticada em 2015.
Os advogados dos ex-jogadores apresentaram cerca de 8.000 páginas de registos médicos como prova de que estes sofreram de problemas neurológicos irreversíveis, como demência, encefalopatia traumática crónica, epilepsia, doença do neurónio motor, Alzheimer e síndrome de Parkinson.
Os queixosos esperam que a justiça seja feita neste processo, cuja primeira audiência começa hoje, enquanto um porta-voz da Federação Inglesa (FA) recusou-se a comentar o assunto, limitando-se a dizer que a organização está empenhada em melhorar a segurança no desporto.