UEFA castigou Daku com dois jogos de suspensão após cânticos polémicos
A UEFA anunciou hoje que o futebolista albanês Mirlind Daku foi suspenso por dois jogos devido aos cânticos ofensivos contra sérvios e macedónios, após o confronto da segunda jornada do Euro2024 entre Albânia e Croácia.
Logo após o final do jogo, que teve lugar na quarta-feira em Hamburgo, Daku utilizou um megafone para entoar cânticos contra os países vizinhos da Albânia. Este comportamento foi considerado “inaceitável e contrário aos valores fundamentais do desportivismo e respeito mútuo” pela Comissão de Ética e Disciplina da UEFA.
O encontro do Grupo B terminou empatado a 2-2, com o segundo golo da Albânia marcado aos 90+5 minutos. Com este empate, que se seguiu a uma derrota tangencial frente à Itália, a Albânia ainda tem hipóteses de qualificação se vencer a Espanha na próxima segunda-feira, jogo no qual Daku, jogador do Rubin Kazan, não participará.
Daku já tinha pedido desculpas publicamente pelos “danos causados” nas redes sociais, mas a UEFA manteve a sua decisão, sob pressão das federações dos países afetados.
Além da suspensão de Daku, a UEFA multou a Albânia em 47.500 euros e a Croácia em 28.000 euros, devido aos cânticos ofensivos e ao uso e arremesso de engenhos pirotécnicos durante o jogo.