UEFA aplica as multas do Euro 2024 e há milhares de euros a serem pagos
A UEFA penalizou várias seleções dos Balcãs devido a incidentes ocorridos durante os seus jogos, sem especificar os detalhes. A Croácia foi multada em 50.000 euros por infrações nos jogos contra Espanha, Itália e Albânia, enquanto esta última foi multada em 30.000 euros devido a problemas no encontro com a seleção espanhola.
Um dos principais incidentes aconteceu durante um jogo da fase de grupos em Hamburgo, onde adeptos da Croácia e da Albânia entoaram slogans anti-Sérvia. A federação sérvia ameaçou abandonar o torneio se a UEFA não tomasse medidas, levando a entidade a prometer uma investigação.
Os mesmos adeptos atiraram objetos para o campo e lançaram artefactos pirotécnicos durante um jogo que terminou empatado 2-2. O jogador albanês Mirlind Daku foi suspenso por dois jogos por liderar cânticos nacionalistas contra a Sérvia.
Outras penalizações incluem 40.000 euros para a Roménia, 30.000 euros para a Sérvia e a Eslovénia, cada uma, devido a incidentes em três jogos. A Hungria foi multada em 30.000 euros por conduta racista dos seus adeptos em dois jogos, enquanto a Áustria recebeu a multa mais leve, de 20.000 euros, por mau comportamento numa partida.
Além das multas, as federações da Croácia, Roménia e Sérvia estão proibidas de vender bilhetes aos seus adeptos para a primeira deslocação na fase de apuramento da Liga das Nações, que começa em setembro.