UEFA vai alterar os sorteios e emitiu um comunicado a explicar tudo
A UEFA anunciou esta quarta-feira que vai alterar a metodologia dos sorteios das suas competições, devido aos novos formatos das ligas europeias que entram em vigor a partir desta temporada.
Com o aumento do número de clubes no formato de liga, o órgão que regula o futebol europeu indicou que, a partir desta temporada, os sorteios incluirão uma componente computorizada. Por exemplo, na Liga dos Campeões, as 36 equipas serão inicialmente distribuídas manualmente em potes, utilizando as tradicionais bolas para essa fase. Posteriormente, um software automatizado será utilizado para sortear aleatoriamente oito adversários de quatro potes diferentes, que serão exibidos no ecrã durante o sorteio e transmitidos pela televisão. O programa também determinará quais jogos serão jogados em casa e quais serão fora.
“O sorteio iniciará com o Pote 1, atribuindo oito adversários às nove equipas, uma a uma, e continuará com os potes subsequentes em ordem decrescente até que todas as equipas tenham seus oito adversários definidos. O software assegurará total aleatoriedade, respeitando as condições estipuladas pelos regulamentos, como a proteção de país e a regra de não mais de dois adversários do mesmo país, garantindo que o sorteio possa ser concluído para todas as equipas sem causar impasses”, explicou a UEFA.
O comunicado também informa que as equipas que disputam a Liga dos Campeões, incluindo Sporting e Benfica de Portugal, conhecerão seus adversários no dia 29 de agosto, enquanto as datas e horários dos jogos serão anunciados no dia 31 de agosto.