Manchester City arrisca perder 80 pontos e ser despromovido à segunda divisão
O Manchester City pode enfrentar uma possível dedução de 70 a 80 pontos, o que praticamente garantiria a sua descida de divisão, caso seja considerado culpado na próxima audiência sobre as 115 acusações na Premier League.
A audiência do clube está marcada para começar em setembro e deverá durar cerca de 10 semanas. Os campeões da Premier League, que venceram o título nas últimas quatro temporadas, negam qualquer irregularidade.
Se forem condenados, o Manchester City poderá enfrentar sanções severas. Embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados antes da audiência, acredita-se que as penalizações possam incluir multas e deduções de pontos.
Um executivo, cuja identidade não foi revelada, sugeriu que uma penalização apropriada poderia incluir uma dedução de pontos entre 70 e 80, o que praticamente garantiria a descida do City. O clube terminou a última temporada com 91 pontos, 65 a mais que o 18º classificado, o Luton Town.
“Ouvi dizer que uma sanção adequada teria de ser uma dedução de pontos tão significativa – algo entre 70 e 80 pontos – que colocaria o City numa temporada no campeonato”, afirmou o executivo ao The Athletic.
Outra fonte sugeriu que o clube poderá enfrentar deduções de pontos ao longo de três temporadas consecutivas, o que comprometeria as suas hipóteses de qualificação para a Liga dos Campeões.
No início da semana, Richard Masters, chefe da Premier League, destacou a importância de resolver o caso do City o mais rapidamente possível. “É altura de o caso se resolver”, disse Masters à BBC Sport. “Isto já se arrasta há vários anos e é evidente que o caso precisa de ser ouvido e resolvido”.