Jogadores não compareceram e a Liga decidiu adiar o início do campeonato de basquetebol
O início do campeonato de basquetebol 24/25, que estava previsto para esta noite, foi adiado. Os seis jogos da primeira jornada da Liga Betclic Masculina não se realizarão, após os clubes, por unanimidade, decidirem não comparecer. A Federação Portuguesa de Basquetebol aceitou reagendar os jogos para novas datas a definir.
Os clubes justificam a decisão com os atrasos na concessão de autorizações de residência para jogadores estrangeiros, principalmente vindos dos Estados Unidos. Apesar de terem seguido o protocolo estabelecido entre a AIMA e várias federações, incluindo a de basquetebol, a morosidade no processamento dos documentos e o tratamento desigual de casos semelhantes criaram grandes discrepâncias entre os clubes no que diz respeito à legalização dos seus jogadores. Alguns atletas estão em Portugal há várias semanas, mas ainda sem autorização para competir, embora já estejam a receber salários.
Os clubes esperam que a situação seja resolvida nos próximos dias, permitindo que a segunda jornada decorra normalmente. Apelam às autoridades para que tenham sensibilidade face aos atrasos nos EUA e assegurem consistência nos procedimentos e cumprimento dos prazos estabelecidos.