Polícia italiana evitou ataque aos adeptos do Benfica
A polícia italiana conseguiu evitar um ataque planeado pelos ultras do Inter de Milão no dia 19 de abril de 2023, data do jogo entre Inter e Benfica no Giuseppe Meazza. O Ministério Público de Milão tem provas de que 70 ultras, divididos em dois grupos, preparavam uma emboscada aos adeptos benfiquistas, armados com chaves inglesas, paus de madeira e ferros.
Numa conversa telefónica entre dois líderes da Curva Nord, foi revelada a intenção de causar danos graves aos benfiquistas, referindo: “Vínhamos cheios de varas, chaves inglesas, era para os esmagar a todos”. No entanto, a polícia conseguiu intercetar os grupos antes de chegarem à Piazzale Lotto, onde se concentravam os adeptos do Benfica.
O jogo entre Inter e Benfica (3-3) já tinha sido marcado por incidentes nas bancadas, quando, ao minuto 60, os benfiquistas lançaram tochas para a área onde se encontravam adeptos do Inter, causando pânico.
Esta investigação resultou na detenção de 19 ultras do Inter e do Milan, a 30 de setembro. Além disso, foi revelado que os grupos de ultras estão a formar um “grupo de bandidos” com treinos específicos e uma seleção rigorosa de novos membros, iniciada após um confronto com hooligans do Barcelona em 2020.