Portugal vai defrontar a Escócia fora e o registo não é nada bom
A seleção nacional portuguesa regressa à Escócia após uma longa ausência, para disputar a quarta jornada do Grupo A1 da Liga das Nações, num jogo que pode garantir a qualificação para os quartos de final. A equipa chega com um histórico recente de dois empates e duas derrotas, sendo uma delas bastante pesada, por 4-1.
Portugal nunca conseguiu vencer na Escócia em jogos oficiais, embora tenha saído vitorioso em partidas amigáveis, como em 2018, quando triunfou por 3-1 em Glasgow. Além disso, em 1966, num jogo de preparação para o Mundial de Inglaterra, a seleção lusa venceu por 1-0.
A última vez que as duas seleções se enfrentaram em Hampden Park, num jogo oficial, foi em outubro de 1992, num empate a zero, que deixou ambas as equipas fora da qualificação para o Mundial de 1994. Um cenário semelhante já tinha ocorrido em outubro de 1980, quando outro empate a zero ditou a exclusão de ambas do Mundial de 1982.
O desaire mais pesado para Portugal em solo escocês aconteceu em março de 1980, com uma derrota por 4-1 no final da fase de apuramento para o Europeu desse ano. Nessa ocasião, Fernando Gomes marcou o único golo português, enquanto Dalglish, Andy Gray, Archibald e Gemmill garantiram a vitória para a Escócia.
A primeira vez que Portugal jogou oficialmente em Glasgow foi em 1971, numa tentativa de apuramento para o Euro1972, mas saiu derrotado por 2-1, com Rui Rodrigues a marcar para os portugueses, e O’Hare e Gemmill a fazerem os golos para os escoceses.
Nas vitórias em jogos amigáveis, a última foi em 2018, sob o comando de Fernando Santos, com um triunfo por 3-1. Nessa partida, Cláudio Ramos, Pedro Mendes e Hélder Costa estrearam-se pela seleção, sendo que Hélder Costa, que marcou nesse jogo, agora representa Angola. Em 1966, foi José Torres o herói, ao marcar o golo da vitória, pouco antes do início do lendário Campeonato do Mundo, onde Portugal alcançou as meias-finais e Eusébio se consagrou como o melhor marcador do torneio.
Nos nove confrontos oficiais entre Portugal e Escócia, o balanço é o seguinte:
– Em casa: 5 vitórias, 0 empates, 0 derrotas, 12 golos marcados e 2 sofridos.
– Fora: 0 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 2 golos marcados e 6 sofridos.
Total: 9 jogos, 5 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 14 golos marcados e 8 sofridos.