(VÍDEO) La Liga pediu à FIFA para cancelar o Mundial de clubes de 2025
Javier Tebas, presidente da LaLiga, apelou esta terça-feira a Gianni Infantino, presidente da FIFA, para eliminar o Mundial de clubes de 2025 do calendário internacional, alegando que a competição não é necessária para jogadores nem para os clubes. Tebas criticou o novo formato do Mundial de clubes, que incluirá equipas como o Benfica e o FC Porto, argumentando que a expansão para 32 equipas apenas causará desorganização e não é benéfica, “nem mesmo para a FIFA”.
Tebas expressou ainda preocupações de que a FIFA não conseguiu os patrocínios que esperava e que tanto as ligas como o sindicato dos jogadores estão contra este Mundial. “Retire-o já do calendário”, exigiu. O presidente da LaLiga também anunciou o retorno do organismo à Associação de Ligas Europeias, da qual havia saído em março de 2023 como forma de protesto contra a falta de ação da FIFA em relação às suas políticas.
Esta declaração de Tebas ocorre um dia após a associação, liderada pelo português Pedro Proença, ter submetido uma queixa formal à Comissão Europeia contra a FIFA, em colaboração com a Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPRO), devido à sobrecarga do calendário internacional.
🇪🇺⚽️𝔼𝕦𝕣𝕠𝕡𝕖𝕒𝕟 ℙ𝕣𝕠𝕗𝕖𝕤𝕤𝕚𝕠𝕟𝕒𝕝 𝔽𝕠𝕠𝕥𝕓𝕒𝕝𝕝 𝔽𝕠𝕣𝕦𝕞
📍 Bruselas🗣️El mensaje de @Tebasjavier, presidente de LALIGA, a Gianni Infantino, presidente de la FIFA.
❌ "Retire el Mundial de clubes. No es necesario ni para los jugadores, ni para los clubes, ni… pic.twitter.com/WC50ERQYXw
— LALIGA Corporativo (@LaLigaCorp) October 15, 2024