Barcelona burlado em 1 milhão de euros por um homem que se fez passar por empresário de Lewandowski
Esta quinta-feira, o programa ‘Què t’hi Jugues’ da rádio SER Catalunya revelou que o Barcelona foi vítima de uma fraude durante o verão de 2022, na altura da transferência de Robert Lewandowski do Bayern Munique por 45 milhões de euros.
Um impostor, fazendo-se passar pelo agente do jogador polaco, Pini Zahavi, contactou a direção do clube, liderada por Joan Laporta, através de vários emails, exigindo o pagamento de uma comissão de um milhão de euros e ameaçando expor o caso à UEFA se o pagamento não fosse efetuado.
Os dirigentes do Barcelona cederam à pressão e transferiram a quantia solicitada para uma conta no Bank of Cyprus. Contudo, o banco bloqueou a transferência por suspeitar da atividade da conta destinatária.
Posteriormente, o clube catalão percebeu que tinha sido alvo de um golpe e apresentou uma queixa às autoridades catalãs, Mossos d’Esquadra, conseguindo eventualmente recuperar o montante pago.
Pini Zahavi iniciou um processo por usurpação de identidade depois de ser questionado diretamente pelos responsáveis do Barcelona sobre a transferência para o banco cipriota.