A nova regra nos guarda-redes que pode mudar o futebol para sempre
O International Board (IFAB) está a testar uma nova regra para acelerar a reposição de bola pelos guarda-redes. A proposta prevê que, caso um guarda-redes segure a bola por mais de 8 segundos, o adversário será beneficiado com um pontapé de canto. Atualmente, o excesso de tempo resulta num livre indireto, mas esta sanção é raramente aplicada.
Os árbitros, nos testes realizados na Premier League sub-21 e em Malta, fazem uma contagem decrescente a partir dos 5 segundos, levantando a mão para alertar. Segundo Patrick Nelson, membro do Conselho do IFAB, “o efeito dissuasor está a funcionar, com os guarda-redes a libertarem a bola mais rapidamente.”
Nos testes realizados, em 796 situações, os guarda-redes nunca excederam os 8 segundos. No campeonato italiano sub-20, está a ser avaliada uma alternativa menos punitiva: atribuir um pontapé de baliza em vez de um canto.
O IFAB está também a rever a lei do fora de jogo, analisando uma proposta de Arsène Wenger que visa evitar que golos sejam anulados por pequenos detalhes, como um dedo do pé em posição irregular. Se os testes forem bem-sucedidos, as alterações podem ser incluídas nas regras oficiais.