Liga e PSP prometem mão pesada para os adeptos que prejudiquem os jogos da Taça da Liga
A Liga Portugal e a Polícia de Segurança Pública (PSP) apresentaram, esta segunda-feira, o plano de segurança detalhado para a final four da Taça da Liga, que terá lugar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, pelo quinto ano consecutivo. O objetivo é proporcionar um evento apaixonante e seguro, promovendo um ambiente familiar e salutar, mas garantindo sanções para eventuais prevaricadores.
Roberto Domingues, diretor de segurança da Liga, destacou:
“Estamos bem cientes dos desafios de segurança, mas não houve uma preocupação acrescida pelo facto de termos estas quatro equipas em competição. Está tudo definido na Lei e é nisso que nos baseamos. A preparação para um evento destes tem de ser sempre de excelência. Cheguem cedo à cidade de Leiria para aproveitarem ao máximo as diversas animações que estão a ser preparadas.”
Domingos Antunes, superintendente da PSP, garantiu que haverá um esquema robusto de segurança:
“Seremos intolerantes com qualquer tipo de comportamento que coloque em causa a segurança do evento, sobretudo a pirotecnia, que tem de ser erradicada dos nossos estádios. Haverá policiamento visível, drones, câmaras de segurança e colaboração com segurança privada. Queremos que a segurança seja o elemento menos falado.”
Quanto ao uso de artefactos pirotécnicos, Antunes assegurou:
“A PSP será incisiva nas bancadas com adeptos de risco e vai reforçar a segurança para identificar utilizadores de pirotecnia. Estes comportamentos não contribuem para o desporto em segurança.”
A competição inicia amanhã com o jogo entre Sporting e FC Porto (19h45), seguido de Benfica e SC Braga na quarta-feira (19h45). A final será disputada no próximo sábado, à mesma hora, no mesmo estádio.