Pavlidis é o pior avançado do Benfica desde 2014
Vangelis Pavlidis, avançado grego contratado pelo Benfica por 18 milhões de euros, destaca-se como o jogador da última década do clube que mais minutos precisa para marcar um golo na I Liga, com uma média de 307 minutos por tento. Apesar de ser o terceiro avançado com maior tempo médio de utilização por jogo (72 minutos), o helénico marcou apenas quatro golos em 17 jornadas, sendo o menos eficaz entre os três avançados do plantel.
Desde 2014/15, o Benfica investiu 220 milhões de euros na contratação de 24 avançados, excluindo extremos. Entre eles, Pavlidis é o menos produtivo, seguido por Facundo Ferreyra e Derley. Em contrapartida, jogadores como Marcos Leonardo, Amdouni e Jonas registaram as melhores médias de minutos por golo.
Comparando com rivais, Pavlidis apresenta números inferiores aos de Viktor Gyökeres (Sporting), que marca a cada 89 minutos, e Samu (FC Porto), com um golo a cada 85 minutos. Mesmo com oportunidades regulares, Pavlidis ainda não conseguiu justificar o seu custo elevado e a aposta contínua do Benfica.