Câmara do Porto decretou um dia de luto municipal após a morte de Pinto da Costa

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, anunciou um dia de luto municipal na próxima segunda-feira, como forma de homenagem a Pinto da Costa, que faleceu aos 87 anos. O autarca destacou a dedicação absoluta de Pinto da Costa ao FC Porto e a sua relevância enquanto figura pública que trouxe imensas alegrias a muitas pessoas.
“Pinto da Costa não imaginava a sua vida sem o FC Porto. Essa dedicação total acaba por marcar aquilo que foi a sua participação cívica. (…) Proporcionou muitas alegrias a imensa gente, a pessoas muito simples que pouco ou nada têm e que encontraram no FC Porto de Pinto da Costa um instrumento da sua felicidade. Devemos-lhe seguramente essa homenagem”, afirmou Rui Moreira numa nota oficial divulgada pela autarquia.
Além de ter anunciado o luto, o presidente da Câmara do Porto recordou Pinto da Costa como um lutador que elevou o clube a um patamar mundial. “Um homem que transformou aquilo que era um clube que tinha uma índole quase regional num clube que deu cartas a nível europeu e a nível mundial. Essa capacidade que ele teve de missão, que ele confundia com a sua própria vida”, acrescentou Rui Moreira.