Frederico Varandas suspenso por quase dois meses por críticas à arbitragem

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol decidiu suspender Frederico Varandas por 51 dias e aplicar-lhe uma multa de 8.568 euros, na sequência de críticas à arbitragem feitas pelo presidente do Sporting numa entrevista concedida em fevereiro à Sporting TV. A decisão surgiu após uma queixa apresentada pela APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol).
Segundo o comunicado oficial, Varandas foi punido com base no artigo 136.º, n.º 1 do regulamento disciplinar, relativo à “lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa”. A pena inicial era de 68 dias de suspensão, mas foi reduzida em um quarto devido ao “bom comportamento” do dirigente leonino.
Durante a referida entrevista, o presidente do Sporting apontou críticas diretas ao árbitro Tiago Martins, usando como exemplo o jogo entre Famalicão e FC Porto (1-1), onde o juiz anulou um golo aos dragões e assinalou um penálti a favor do Famalicão:
“Dou o exemplo do Tiago Martins no Famalicão-FC Porto, teve uma decisão onde anulou um golo ao FC Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O FC Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao CA…”
Varandas acrescentou ainda que não adota esse tipo de atitude, referindo-se às críticas públicas e pressões sobre os árbitros.
O Sporting já fez saber que vai recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).