Amarelos forçados a Florentino e Di Maria podem dar em castigo

O Benfica venceu o Vitória SC por 3-0, mas o foco pós-jogo recaiu sobre os cartões amarelos mostrados a Di María e Florentino Luís, já nos minutos finais. O argentino foi advertido por palavras a partir do banco, enquanto o médio português recebeu cartão por demorar na marcação de um livre. Ambos atingiram o limite de cinco amarelos e irão cumprir castigo frente ao AVS, ficando assim ‘limpos’ para as jornadas decisivas.
Bruno Lage, questionado sobre o assunto, resumiu: “a este nível, tudo é estratégia”. Porém, surge agora a dúvida: poderá o clube ser punido por forçar os cartões?
O regulamento da Liga apenas classifica como agravante a premeditação, sem definir sanções específicas. Já o regulamento da Federação Portuguesa de Futebol prevê castigos entre um e três jogos para quem provoque intencionalmente um cartão, embora essa norma se aplique apenas a competições organizadas pela FPF, como a Taça de Portugal ou a Supertaça.
Assim, é possível que o caso fique sem consequências formais, embora esteja nas mãos do Conselho de Disciplina avaliar eventuais medidas.