A análise de Iturralde González ao lance polémico entre Coates e Rafa no dérbi
Iturralde González, antigo árbitro espanhol de 52 anos, analisou, a pedido do jornal Record, os lances mais polémicos do dérbi entre o Benfica e o Sporting que acabou empatado a duas bolas, mas que ditou a eliminação dos encarnados da Taça de Portugal (4-3 no agregado).
Para o espanhol ficou por assinalar uma grande penalidade ao Benfica por falta de Coates sobre Rafa.
“Esta jogada é um penálti de árbitro. Não é nunca um penálti em que o VAR possa intervir, porque não é um erro claro, óbvio e manifesto. Se repararem, o defesa coloca a perna à frente para que o avançado não possa continuar, e ele acaba por ser rasteirado. O defesa em nenhum momento joga a bola ou quer jogar a bola. Coloca a perna à frente e não o deixa prosseguir. É uma jogada muito complicada de ver no campo. Mas se o árbitro apitar penálti não há nada a dizer, porque ele coloca a perna para não o deixar continuar, para impedir que o avançado progrida”, começou por dizer.
“Para mim é penálti. Mas é um penálti que tem de ser apitado pelo árbitro. Não é um jogada em que o VAR tenha de intervir para ajudar o árbitro porque, como disse, não é um erro claro, óbvio e manifesto. É um lance de futebol, em que o defesa coloca a perna à frente para que o avançado não possa continuar. É um penálti de árbitro. É o árbitro que tem de o ver. Se o árbitro o vê, apita. Se não vê, para mim, o VAR não pode intervir. Mas penálti, sim, é”, concluiu.
Benfica, Caso, Rafa (VAR), 72m
Rafa cai na área no duelo com Coates, João Pinheiro deixa seguir, mas depois do jogo parado ouviu o VAR. Não há nada, segue jogo!#TaçadePortugal #SLBSCP pic.twitter.com/4jfEGPV1me
— VSPORTS ARCHIVE (@VsportsArchive) April 2, 2024