A cláusula curiosa que Francisco Conceição tem no seu contrato
Francisco Conceição poderá estar perto da saída do FC Porto, apesar de ter renovado recentemente. O extremo tem uma cláusula de rescisão de apenas 30 milhões de euros até 15 de julho, dia seguinte à final da competição que se iniciará em breve na Alemanha. A partir de 16 de julho, essa cláusula sobe para 45 milhões de euros, valor que, apesar de ser mais alto, ainda é inferior aos 60 milhões mencionados quando assinou o novo contrato com o FC Porto no final de abril, mas que nunca foi oficializado pelos dragões.
Além disso, é importante destacar que Francisco Conceição tem direito a 20% de uma futura transferência, benefício válido tanto se a cláusula for ativada antes como depois de 15 de julho. Outro ponto a considerar são as comissões para os empresários, que geralmente correspondem a 10% do valor total do negócio, o que pode reduzir ainda mais o montante recebido pela SAD.
Por exemplo, se um clube ativar a cláusula de Francisco Conceição até 15 de julho, o FC Porto receberá 21 milhões de euros, com o jogador a ficar com 6 milhões de euros e o agente com 3 milhões devido à comissão de 10%. Se a cláusula for ativada após 16 de julho, quando já estiver nos 45 milhões de euros, a SAD portista receberá 31,5 milhões de euros, Francisco Conceição ficará com 9 milhões e o empresário com 4,5 milhões.