A reação (ou falta dela) do Benfica e do Sporting à morte de Pinto da Costa

A morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, aos 87 anos, deixou um rasto de reações no futebol nacional, embora Sporting e Benfica tenham optado por não tomar uma posição oficial sobre o desaparecimento do presidente mais titulado da história do futebol. Enquanto o clube de Alvalade já fez saber que não emitirá qualquer comunicado ou declaração, o mesmo silêncio se mantém do lado encarnado.
Apesar disso, as palavras dos treinadores Rui Borges e Bruno Lage foram marcantes. Bruno Lage comentou, após o Santa Clara-Benfica, que Pinto da Costa tinha “muitos anos no futebol, com muitos títulos,” enquanto Rui Borges, depois do Sporting-Arouca, lamentou o falecimento dizendo: “É lamentar e dar as condolências à família. Infelizmente, a vida é isto mesmo.”
Por sua vez, o Arouca, que também havia demorado a reagir, deixou uma mensagem oficial de condolências este domingo, reconhecendo Pinto da Costa como uma “figura ímpar do futebol nacional.” Já no sábado, Vasco Seabra, treinador da equipa, referiu: “É uma notícia triste para todos, provavelmente trata-se da maior figura de todo o futebol português, ou uma das maiores figuras.”
O Futebol Clube de Arouca manifesta o seu pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Futebol Clube do Porto e figura ímpar do futebol nacional.
À família e amigos, endereçamos as mais sentidas condolências. pic.twitter.com/M6bJwYzZ0g
— FC Arouca (@OficialFCArouca) February 16, 2025