A rotina de Fernando Madureira na prisão, contado pelo Correio da Manhã
A rotina de Fernando Madureira, conhecido como ‘Macaco’, na prisão adjacente à Polícia Judiciária do Porto começa cedo. Após a sua primeira noite em prisão preventiva, de quarta para quinta-feira, o líder dos Super Dragões foi acordado pelos guardas prisionais antes das 8h00. O pequeno-almoço, assim como as outras duas refeições do dia, são consumidos na cela.
As refeições servidas neste estabelecimento prisional são fornecidas por uma empresa privada, tal como acontece noutras prisões do país. Para além de um prato de carne e outro de peixe, ‘Macaco’ tem à sua disposição um prato vegetariano. Os Serviços Prisionais também permitem dietas prescritas por médicos.
O jornal avança que a qualidade da comida é considerada má. “A empresa fornece cada refeição aos presos por pouco mais de 1 euro, o que reflete na qualidade”, explicou uma dessas fontes.
De acordo com informações do CM, a maior parte do tempo de ‘Macaco’ na prisão é passada na cela, cerca de 22 horas por dia. O regulamento prisional concede-lhe apenas duas horas de recreio diário.
Os períodos fora da cela são determinados pelos guardas e pela direção da prisão. Pelo menos durante a próxima semana, conforme noticiado pelo CM esta sexta-feira, Fernando Madureira estará separado da restante população prisional. O espaço para recreio na prisão adjacente à Polícia Judiciária do Porto é limitado, e as duas horas de exposição solar de ‘Macaco’ podem ser aproveitadas consecutivamente.
Por fim, é importante mencionar que a prisão onde Fernando Madureira está desde quarta-feira à noite possui uma pequena sala que funciona como ginásio. Contudo, enquanto não for integrado na restante população prisional, ‘Macaco’ não terá acesso a essa área.