A seleção mais provável de calhar a Portugal nos oitavos-de-final do Euro 2024
Com o encerramento do Grupo B nesta segunda-feira, o cenário dos oitavos de final do Euro 2024 está a ganhar forma. Portugal tem uma alta probabilidade de enfrentar a Hungria na próxima fase, embora a Croácia ainda esteja na corrida.
Neste momento, a Croácia está fora do Europeu, pois não consegue alcançar os quatro melhores terceiros classificados. Junto com os croatas, está a Chéquia, do grupo de Portugal.
Para a Croácia se qualificar, precisa de um verdadeiro milagre: espera que a Dinamarca ou a Eslovénia percam por três golos, o que as colocaria em desvantagem no critério de golos. Os croatas têm um saldo de -3, mas têm um golo marcado a mais do que os eslovenos e dinamarqueses (três contra dois). Se os eslovenos ou dinamarqueses perderem por 4-1, o critério dos cartões decidirá. Uma derrota por 5-2, 6-3, e assim por diante, favoreceria estas equipas devido ao maior número de golos marcados.
Se a Croácia ainda estiver na disputa após os jogos de terça-feira, terá que aguardar pelos resultados do último grupo, onde Portugal está incluído, esperando que a Seleção Nacional vença a Geórgia e que a Chéquia não vença a Turquia.
Atualmente, é provável que Portugal enfrente a Hungria nos oitavos de final, em Frankfurt, a 1 de julho, às 20h00.
Além disso, as possibilidades incluem Inglaterra, Dinamarca, Eslovénia e Sérvia, as quatro equipas do Grupo C. Se a Croácia for eliminada, Portugal tem 80% de chances de enfrentar a Hungria e 20% de enfrentar o terceiro classificado do Grupo C.