Adepto do Manchester United foi banido dos estádios de futebol durante 4 anos
James White, de 33 anos, vestiu uma camisa dos ‘red devils’ com o número 97 e a frase “Not Enough” durante a final da Taça da Inglaterra contra o Manchester City, que ocorreu a 3 de junho no estádio de Wembley. A partida terminou com a vitória dos ‘citizens’.
Diversas fotos e vídeos do homem foram divulgados nas redes sociais, levando a polícia a encontrá-lo e levá-lo à justiça devido à referência à tragédia de Hillsborough, em Sheffield. Nesse incidente, quase cem adeptos do Liverpool – grande rival do Manchester United – morreram esmagados devido à superlotação nas bancadas do estádio.
Inicialmente, o adepto, que apoia a equipa de Bruno Fernandes e Diogo Dalot, afirmou às autoridades que o número 97 havia sido escolhido para homenagear seu avô, que faleceu aos 97 anos, e que a frase “Not Enough” se referia à sua falta de filhos.
No entanto, durante a sessão do tribunal em Willesden, no noroeste de Londres, James White declarou-se culpado por utilizar “uma inscrição ameaçadora ou ofensiva que poderia constituir assédio ou causar medo ou angústia”.
White foi proibido de assistir a qualquer partida oficial de futebol por quatro anos e terá que pagar aproximadamente 1.500 libras (1.750 euros) em multas e custos judiciais.
Durante a audiência, Diane Lynn, presidente da associação de sobreviventes de Hillsborough, ressaltou que esses insultos foram particularmente dolorosos para as pessoas presentes no estádio de Hillsborough na época, que ainda sofrem com um sentimento de culpa.