Agentes da polícia que agrediram jogador do Sporting foram suspensos por 45 dias
Quatro agentes da PSP foram suspensos durante 45 dias devido à agressão ao jogador do Sporting, Denilson Santos, numa intervenção policial que ocorreu a 2 de abril de 2023, em Setúbal. A decisão disciplinar foi tomada pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, na sequência de um relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna, que concluiu pela violação de deveres como correção, zelo e lealdade por parte dos agentes.
Na madrugada do incidente, a PSP recebeu uma denúncia de roubo de automóvel envolvendo cinco indivíduos. Após uma perseguição, quatro adolescentes foram detidos, entre eles Denilson Santos, que foi agredido com bastonadas por dois agentes enquanto estava imobilizado no chão. Um terceiro agente terá insultado o jovem, que se identificou como jogador de futebol, com frases ofensivas.
O caso começou quando Denilson e amigos decidiram ir a uma loja de conveniência, mas sem terem carro ou habilitação para conduzir. Um deles usou um veículo de um familiar sem autorização. Durante o trajeto, cruzaram-se com uma patrulha da PSP e, ao tentar fugir, acabaram por abandonar o carro e fugir a pé. A perseguição culminou com a captura dos jovens.
Vídeos do incidente, partilhados nas redes sociais, mostram o momento em que Denilson Santos, de 17 anos, afirma que joga futebol, enquanto é confrontado pela polícia. Denilson, que assinou contrato profissional com o Sporting no mesmo mês, participou em 10 jogos pela equipa B esta época e em 6 partidas da Youth League.