Agora é oficial: Xavi foi despedido do Barcelona
O Barcelona anunciou, na manhã desta sexta-feira, através de um comunicado nas plataformas oficiais, que decidiu demitir Xavi Hernández, o treinador da equipa principal de futebol.
“O presidente do Barcelona, Joan Laporta, informou Xavi Hernández que não continuará como treinador da equipa principal na temporada 2023/24”, pode ler-se no comunicado, na sequência das notícias sobre a intenção do clube de apresentar Hans-Dieter Flick como sucessor já na próxima segunda-feira.
“A reunião teve lugar na Ciutat Esportiva Joan Gamper, com a presença do vice-presidente desportivo, Rafa Yuste, do diretor-desportivo, Deco (Anderson Luís de Souza), e dos adjuntos de Xavi, Òscar Hernández e Sergio Alegre”, acrescenta o comunicado.
“O Barcelona gostaria de agradecer a Xavi pelo seu trabalho como treinador, que se junta a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipa, e deseja-lhe toda a sorte do mundo. Xavi Hernández dirigirá, no domingo, em Sevilha, o seu último jogo”, conclui o comunicado.
Assim termina uma verdadeira ‘novela’ que começou a desenhar-se no final de janeiro, após a derrota por 5-3 com o Villarreal, quando Xavi indicou que não se manteria no cargo após o final da época.
No entanto, em abril, Xavi voltou atrás na decisão e declarou que cumpriria o contrato até 2025. Contudo, as recentes declarações nas quais mencionou a dificuldade de competir com o Real Madrid devido às dificuldades financeiras do clube acabaram por ditar a separação definitiva.
▶ Comunicado del FC Barcelona
🔗 https://t.co/PCmHJBa90w pic.twitter.com/6x5RSgxjfA— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) May 24, 2024