Antigo treinador relembra final da Taça contra o FC Porto
O SC Braga e o FC Porto vão enfrentar-se no próximo domingo na final da Taça de Portugal, que será realizada no Estádio Nacional, como é habitual. No entanto, já houve um jogo crucial desta competição com as mesmas equipas envolvidas, disputado no Estádio das Antas. Isso aconteceu na temporada 1976/1977, quando o FC Porto venceu por 1-0, com um golo marcado pelo falecido Fernando Gomes. O lendário José Maria Pedroto estava no comando técnico dos dragões naquele momento.
Do outro lado, estava Mário Lino, que já tinha conquistado o título de campeão nacional pelo Sporting na temporada 1973/1974, quando os leões também ganharam a Taça de Portugal. No entanto, Mário Lino já não estava no banco de reservas na final da prova, devido a desentendimentos com a Direção do Sporting, liderada por João Rocha.
Mário Lino ainda se recorda dos eventos em torno desse jogo. “Parece que estávamos atualizados em relação aos tempos de hoje. Foi pena. Podia ter mais um troféu porque, depois disso, em 1979, ganhei a Supertaça Cândido de Oliveira pelo Boavista, num encontro frente ao FC Porto. Estava num clube [SC Braga] que não era dos grandes e tinha oportunidade de ter mais um êxito”, diz.
O antigo treinador, que atualmente tem 86 anos e já foi jogador, treinador e dirigente, expressa sua opinião claramente sobre o assunto: “É lógico que, na minha opinião, o jogo poderia ser realizado em todos os campos do país, exceto no Estádio das Antas.”
Rebobinando o passado, Mário Lino lembra que “as direções dos dois clubes chegaram a um acordo”, mas segundo ele, esse acordo não foi feito de forma completamente transparente. “O presidente do SC Braga na época era o Dr. Lito Gomes de Almeida, de Espinho e com afinidade ao Porto, e há rumores de que dinheiro estava envolvido; o SC Braga estava interessado em dois jogos de apresentação, que foram realizados. Fomos direcionados para as Antas e estivemos lá com grande destaque”, destaca.